Os ingleses da Triumph voltaram a encantar o mundo na comemoração dos seus 110 anos de sucessos em que vem encantando o mundo com as suas maravilhosas maquinas, apresentou em Espanha a sua última novidade mecânica com a apresentação da Triumph Tiger 1200 Explorer.
Os engenheiros da triumph como sempre demonstrarão nessa nova maquina o espírito de criatividade, tecnologia e muita ousadia, procurando elevar ao máximo as qualidades dessa moto superando diversos limites para conseguir desse modo uma moto prática, potente, fiavel e com uma ciclista impecável para a sua classe.
Eu possuo uma admiração ímpar pelas Triumph dessa classe, depois de ter testado a tiger 800 em Portugal, fiquei completamente apaixonado pela ciclista e potencia desses modelos. Quanto a 1200 Explorer é simplesmente mágica as capacidades dessa moto. A ideia de leveza que é transmitida pela ciclista, que na verdade é derivado a potencia que empurra essa moto dando uma ideia de que está longe do limite, e a perfeita conjugação com o quadro e garfos de 46mm projectados para lidar com todo tipo de situação, sem sombras de dúvidas uma moto polivalente que tanto oferece um conforto e rapidez em viagens longas dentro da classe turistica, como pode sair da estrada e apanhar terrenos duvidosos ultrapassando todas as adversidades oferecidas por estradas para tratores.
Para oferecer conforto a todos os usuários independente da estatura, essa maravilha vem equipada com assento ajustável o que possibilita aqueles centímetros que falta ao motard para chegar com firmeza os pés no chão e encontrar um melhor equilíbrio e segurança.
A tecnologia electrónica que acompanha essa moto oferece conforto e facilidades que mais parece um avião. A leitura de velocidade digital e analógica, computador de bordo que mantenhe o piloto informado quanto ao consumo, macha, combustível, temperatura do ar, deixando-nos a pensar se também não possui um monitor cardiaco. Realmente pilotar essa moto dar-nos um ar de liberdade e uma vontade enorme de atravessar o planeta em cima dela.
O coração dessa moto é gerado por um três cilindros com 1215cc produzindo uns magníficos 137 Ps, com 121 NM o que oferece um torque impressionante no qual o motard é presenteado de forma inquestionavel assim que procura efetuar ultrapassagens. Tudo isso sem levar em conta as vantagens do controle de tração, freios ABS e o espetacular comportamento ciclistico.
A Triumph Tiger 1200 Explorer é sem dúvida uma tradução de aventura, poder e controle para aqueles amantes das motos que pretendem ir a todos os lados e de todas as maneiras sem está limitado a qualidade de estradas ou velocidade diminuta, ela simplesmente papa tudo e acelera como uma turística desportiva. Vamos então aproveitar essa maravilhosa invenção nem que seja sonhando. Um abraço a todos.
Anildo Motta
Dimensões e Capacidades
2248mm/88.4in comprimento
Largura (guiador) 962 milímetros
Altura sem espelhos 1410mm/55.5in
Altura do assento 837mm/32.9in - 857mm/33.7in
Distância entre eixos 1530mm/60.2in
Rake / Trail 23,9 degree/105.5mm
Capacidade de combustível tanque de 20 galões litres/5.3 EUA
Wet Peso (pronto para andar) 259kg/570lbs
Desempenho (medido na cambota para 95/1/CE)
Potência máxima 137PS/135bhp/101kW @ 9000rpm
Torque máximo 121Nm/89 ft.lbs @ 6400rpm
2012 Triumph Tiger 1200 Explorer - Especificações Internacionais / Detalhes técnicos
Motor e Transmissão
Tipo de refrigeração líquida de válvula, 12, DOHC, em linha de três cilindros
1215cc de capacidade
Diâmetro / Curso 85 x 71,4 milímetros
Unidade de Sistema de Combustível através de fios de injeção de combustível,
Escape em aço inoxidável 3 em 1, montado na lateral inoxidável silenciador em aço
Drive Shaft final
Embreagem úmida, a placa de multi-
Caixa de 6 velocidades
Capacidade em litros de óleo 4,0 (1,1 galões EUA)
Engrenagem Chassis, executando e mostra
Estrutura tubular de aço latada quadro
Braço oscilante de um único lado, liga de alumínio fundido com eixo de acionamento
Roda dianteira de liga de alumínio fundido de 10 raios 19 x 2.5in
Liga de alumínio fundido Rear 10-falou 17 x 4.0in
Pneu dianteiro 110/80 R 19
Traseiro 150/70 R 17
Suspensão dianteira Kayaba de cabeça para baixo garfos 46 milímetros, 190 milímetros de viagens
Monoamortecedor Kayaba traseiro com reservatório de óleo remoto, pré-cargaajustável hidraulicamente, ajuste o amortecimento de recuperação, curso da rodatraseira 194 milímetros
Freios Front “Twin discos flutuantes de 305mm, Nissin 4 pistões, ABS comutáveis
Único disco traseiro 282 milímetros, 2 pistões Nissin-paquímetro, ABS comutáveis
Exibição Instrumento / Funções LCD pacote de instrumentos com velocímetro digital,tacômetro analógico, indicador de posição de engrenagem, medidor de combustível, faixa de vazio, indicador de manutenção, relógio, temperatura do ar, aviso geada, luzes de emergência, computador de bordo, sistema de monitoramento da pressão dos pneus.