Há a famosa história dos motociclistas que fazem uso de cotonete para limpeza de motos. Há quem ria disto, mas deve haver mesmo! O grande problema, são os excessos quando da limpeza de motos, que ocasionam em muitos casos, panes principalmente de origem elétrica.
Algumas dicas para uma boa lavagem da moto:
1- Nunca utilizar água com alta pressão para lavagem de motos. A alta pressão da água, pode ocasionar problemas elétricos como mal contatos, oxidação de terminais, curto-elétrico, remoção de graxa em rolamentos e eixos, etc... Deve-se utilizar água em leque aberto, sem pressão.(Utiliza-se comumente água sob pressão em lava-rápidos, o que é errado no caso de motos).
Principais componentes que não podem ser molhados com alta pressão.
- Cubos das rodas
- Interruptor de ignição
- Cilindro mestre do freio
- Painel de intrumentos
- Interruptores do guidão
- Saída do escapamento
- Embaixo do tanque de coimustível
- Corrente de transmissão
- Embaixo do acento
- Rolamentos da coluna- Coluna de direção
2- Lave o tanque, assento, tampas laterais e pára-lamas com água e aplicar apenas xampu neutro.
3- Somente em caso de vazamento de óleo, utilize querosene aplicado com pincel, e somente no bloco do motor. Querosene ataca componentes de borracha, portanto, proteja-os. Enxague imediatamente com água, após o uso de querosene.
4- Lave sua moto somente com motor frio.
5- Não utilizar lã de aço ou abrasivos nos raios da roda.
6- Ocasionalmente, dê polimento nas peças cromadas, com produtos tipo Kaol.
7- Seque a moto, com pano macio, e aplique cera protetora de boa qualidade nas superfícies pintadas e cromadas.
8- Nunca utilize silicone, cera protetora, spray antioxidante, no sistema de freio, como discos. Por incrível que pareça, isso ocorre, há muitos relatos, e a eficiência de frenagem fica totalmente comprometida.
9- Promova regularmente a lubrificação dos cabos.
10- Nunca guarde sua moto logo após lavagem. Dê uma saída, passeie, deixe que o aquecimento normal do motor e o vento, sequem inteiramente sua moto. Certifique-se antes de sair, a qualidade de frenagem.
Cuidado
A eficiência dos freios pode ser afetada após a lavagem da motocicleta. Tenha cuidado nas primeiras frenagens.
Obs: Não remova a poeria com um pano seco, pois a pintura será riscada.