Para controlar esse animal mecânico a Ducati equipou a Diavel com um sistema de controlo de tracção que permite administrar toda a cavalaria disponível no motor, trata-de se um sistema que especifica 3 formas de pilotagem: Sport, touring e Urban, traduzindo você pode escolher entre uma pilotagem superdesportiva, ou seja, voando baixinho, uma pilotagem de passeio para quem não tem muita pressa em chegar, ou em uma pilotagem citadina evitando assim passar por cima dos carros dentro da cidade, e para imobilizar essa besta mecânica o sitema abs de travões que tem demonstrado uma eficiência surpreendente evitando assim aqueles desagradáveis bloqueios da roda dianteira nos momentos de pânico que nos leva a esquecer a sensibilidade dos travões e sentir a temperatura do asfalto.
No modo desportivo essa bomba está equipada com o famoso motor Testastretta 11º originário da motos superdesportivas da marca evidentemente acrescentado uns pósinhos mágicos para controlar a entrega e torna-la mais linear deixando um “pouco” de lado a agressividade das desportivas.
Os 2 cilindros dessa obra de arte estão posicionados em V a 90º comportando uma cilindrada de 1.198 cm oferecendo assim ao privilegiado piloto uma sensação de aceleração simplesmente assustadora para uns e incitantes para outros, 13kgfm a 8000 rpm, é pouco? Quer mais?
A Ducati dotou a Diavel com um cambio de 6 machas que passam de forma suave e vincada sem falhas e nem barulhos tornando as passagens de machas um processo harmonioso e sensivel embora em termo de pressão sobre a manete não seja assim tão leve.
A ciclistica impecável mantenhe a tradição dos famosos quadros treliça que definem a marca com uma excelente rigidez e uma distancia entre eixos de 1.590mm garantindo assim uma excelente estabilidade em retas não afectando a sua performasse em curvas que é uma das caracteristicas inerentes a Ducati.
Os seus travões tem como responsáveis, 2 discos de 320mm e pinças monoblocos com 4 pistões que imobiliza esse monstro de forma simplesmente mágica oferecendo ao piloto uma sensação de controlo absoluto e equilibrado, na trazeira discos de 265mm com pistão duplo e o sistema de travagem tem como fornecedores nada mais nada menos que a Brembo e a Bosch.
No Salão de Milão essa maquina impressionou os amantes das duas rodas com a sua rabeta minimalista e os piscas embutidos na lateral dianteira. O painel de informação mantenhe o piloto informado quanto a macha engatada, consumo da besta, modo de pilotagem, velocidade, temperatura do motor, giros do motor, relógio, só falta indicar qual será o seu almoço.
Mais temos que ser sincero, essa obra de arte não está acessível a todos, diante de tanta tecnologia e arte só podíamos esperar um preço a altura, ou seja, até doí! Em Portugal ela custa 16.495 euros, convertendo para reais: 38.458 reais baratinha em comparação ao Brasil que pratica um preço exorbitante de 72.800 reais, é um verdadeiro assalto aos bolsos dos amantes das motos, espero que um dia o governo brasileiro tome juízo e reduza os violentos impostos praticados as motocicletas possibilitando assim aos motards brasileiros a possibilidade de usufruir dessas magnificas invenções tecnológicas.
Um grande abraço a todos e deliciense com as fotos dessa maravilha.